palestra linguagem

palestra linguagem

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PORTFÓLIO DE A INVASÃO (DIAS GOMES)

A escrever...

10 comentários:

  1. Um grupo de favelados, desalojado por uma enchente, ocupa o esqueleto de um edifício em construção e passam a viver oprimidos entre as promessas de políticos demagogos e a exploração de negociantes inescrupulosos. Colméia humana onde cada família indica a heterogeneidade de objetivos dessa massa que só se iguala pela miséria em que vive e pelas violências que sofre a peça não lhe atribui um movimento ou destino dramático. Capta essas manifestações de impotência e as deixa em suspenso, como uma radiografia que exige uma resposta de quem a observa e não de quem a vivencia.
    Emanuel Araújo Silva Nº.12
    serie:3º ano turma "C"
    CBC

    ResponderExcluir
  2. A Invasão tem como autor Dias Gomes, e fala de pessoas nordestinas que sairam de sua terra natal pra melhorar suas vidas, porém, tudo vira-se pelo o avesso elçes tem de morar em um hospital abandonado por causa das chuvas, sofrem várias violências. Enfim é uma obra que retrata a situação da classe menos favorecida.
    (Karla Emanuela nº49 3°c cbc)

    ResponderExcluir
  3. A obra " A Invasão " de Dias Gomes retrata a necessidade de mudança que o povo brasileiro necessitava no período considerado negro que se iniciou em 1964 com uma sociedade viciada politicamente e com uma dramaturgia tradicionalista, se faz presente na obra uma situação de nordestinos a procura de melhores condições de vida, as quais são foram conseguidas atraves de reivindicações.

    EMANOEL PEDRO SILVA FREITAS
    SERIE: 3° TURMA:"C"
    CBC

    ResponderExcluir
  4. O livro é muito interessante principalmente porque foi baseado em fatos reais. O autor é bastante fiel com a realidade e aborda os principais problemas sociais que afetam a sociedade , como o problema dos sem teto nos centros urbanos, a opressão sobre o proletariado, a corrupção na política, dentre outros tantos.
    Letícia Cavalcante 3°C n°21

    ResponderExcluir
  5. O texto traz o sério problema das pessoas sem moradia nos centros urbanos. Baseada em fatos reais, quando no final dos anos 50, um edifício em construção, próximo ao Maracanã (RJ) foi ocupado por famílias que perderam seus barracos, no morro, em decorrência das chuvas. Além de ser um drama intenso e amargo, mostra a raiz dos problemas que afligem a população brasileira. No final do livro os moradores que ocuparam o prédio consegue ficar com ele, depois de ter enfrentado tantos problemas para consegui-lo, mais acaba num final feliz.

    HERISON CAETANO Nº 15

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O livro chama a atenção por focar nos problemas enfrentados pela classe pobre da sociedade, dando ênfase ao problema dos sem tetos nos centros urbanos; aproveitando o fato de na época ter ocorrido contantes desabamentos em um morro no Rio de Janeiro.

    Pedro Henrique Rodrigues da Silva nº33 3"C"

    ResponderExcluir
  8. Favelados invadem um prédio abandonado no centro do Rio. em torno dessa situação "fictícia" gira a trama da peça A Invasão, escrita pelo dramaturgo Dias Gomes em 1960 e publicada dois anos depois.

    Lucas Antonio Bezerra Magalhães
    Série 3º "C" Nº 24 CBC

    ResponderExcluir
  9. O livro é muito interessante, pois relata os dramas sociais no início dos anos 60. Aborda fatos reais que afetam a sociedade acompanhados de desemprego e do descaso político. A história acontece em um prédio abandonado onde ia ser um hospital público, onde instalam-se os moradores de um morro que desaba após fortes chuvas no Sudeste do país.

    Cinthia Leticia 3° "C" n° - 06

    ResponderExcluir
  10. Essa obra de Dias Gomes é muito interessante. A invasão retrata as dificuldades sociais presenciadas durante o início dos anos 60, como o problema dos sem teto.
    A história apega-se aos desabamentos de morros comuns no Rio de Janeiro, pouco antes da Ditadura Militar.

    Caique Bruno 3° "C" n° - 04

    ResponderExcluir