palestra linguagem

palestra linguagem

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PORTFÓLIO DE MORTE E VIDA SEVERINA (JOÃO CABRAL DE MELO NETO)

A escrever...

21 comentários:

  1. Eu achei o livro muito interessante, pois, nos mostra a vida do migrante nordestino da década de 1950 que era muito difícil para todos os trabalhadores do sertão.
    Helissa Mayane Nº21 3° Ano "A" CBC

    ResponderExcluir
  2. Com esse livro João quis nos mostrar o lado da vida dos nordestinos retirantes que em sua época sofreram diversos preconceitos e dificuldades pois quem mandava era quem tinha dinheiro(poder)que muitas vezes usavam-se de meios até mesmo ilícitos para ter o que queriam o livro retrata a busca de uma vida melhor viajando em direção ao litoral onde Severino achava que teria melhor condição de vida.
    Isabelle Estefane Nunes da Silva Oliveira
    Nº23 3'A'

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Com a dramatização do livro João Macedo toca os corações dos leitores que se emocionam com a vida "Severina" de Severino que lutou e buscou uma vida melhor na cidade. Apesar de ele não ter tido aquilo que tanto buscou.
    Leyla Joyce Nº30 3º "A"

    ResponderExcluir
  5. Morte Vida Severina tem como subtítulo Auto de Natal pernambucano e tem inspiração nos autos pastoris medievais ibéricos, além de espelhar-se na cultura popular nordestina.

    3º "C" CBC

    ResponderExcluir
  6. O poema fala que é difícil defender a vida apenas com palavras, mas a própria vida responde com sua presença (o nascimento da criança). A melhor resposta é a explosão da vida, ainda que seja uma vida Severina.
    Emanuel Araújo Silva Nº.12
    serie: 3º ano turma: "C"
    CBC

    ResponderExcluir
  7. A obra Morte e Vida Severina é escrita em forma de poema, a peça apresenta a história de um dos tantos Severinos de Maria, filhos de Zacarias que saíam da Paraíba pra fugir da velhice que mata os jovens aos trinta anos, da seca e da fome. Enfim, um clássico da literatura brasileira para ser apreciado por todos que queiram ler um bom livro.

    Aluno: Thiago Antonio Amaral Vitoriano Nº 39
    Série: 3º Turma: "C" CBC

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito do livro porque me mostrou a realidade da vida dos retirantes nordestinos da década de 50. O livro é pura cultura e conhecimento para nós nordestinos de hoje.
    Vanessa Alves Nº41 3 A

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do livro, pois retrata a vida dos nordestino naquela época. O autor soube escrever muito bem em uma liguagem que todos podem entender.
    Cliwya Kawanny. Nº:12. 3"A".

    ResponderExcluir
  10. O livro Morte e Vida Severina retrata a história de como era a vida dos nordestinos na década de 50 , quando tentavam ir buscar melhores condições de vida em outros lugares , mostrando também o preconceito que sofriam .
    Clyffyton Kelwy , N°13 . 3"A"

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Foi escrito em 1955 a pedido de Maria Clara Machado para seu teatro, o tablado. O título tem todo significado social, uma vida a que a morte preside.

    EMANOEL PEDRO SILVA FREITAS
    SERIE: 3° TURMA: "C"
    CBC

    ResponderExcluir
  13. De fato a obra chama muita atenção ao refletirmos sobre a situação que vivia não só o Severino do livro mas outras as situações de muitos outros que moravam ou ainda moram no sertão ou em lugares em que se encontra a miséria diante da seca e que as pessoas que lá vivem são obrigadas a tentar a vida em outros lugares onde muita vezes nao se saem bem .

    Davi Silva nº14 3º"A"

    ResponderExcluir
  14. O poema é narrativo com seu gênero dramático. Consiste em duas partes: antes de chegar em Recife e depois. Antes de chegar chamamos de caminho ou fuga da morte; e depois em o presépio ou encontro da vida. O poema é feito em redondilha maior.

    Lucas Antonio Bezerra Magalhães
    N° 24 Série 3° "C"

    ResponderExcluir
  15. Pow, gostei mesmo do Livro, primeiro pq a linguagem é precisa, substantiva e elíptica, também pelo enredo do livro, que mostra a historia do Nordestinno do Brasil, além de ter sido um texto em forma de peça, que ja foi interpretado por várias pessoas e que nos leva a descobrir novas coisas a cada leitura. João Cabral de Melo Neto nos leva perfeitamente a imaginar o q acontecia com Severino, principalmente a nós nordestinos.

    Iranderson da Silva Nº 22 3º "A"

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito dessa obra , eu achei que a própria vida pareceu responder ao Severino sobre suas duvidas , ja que as palavras do mestre carpinteiro, nao conseguiram convencê-lo de que a vida vale a pena. Esse final, de rara beleza, consegue unir as duas pontas da peça, justificando seu titulo.


    David Henrique . 3° 'A' , Nº:15

    ResponderExcluir
  17. Isreal
    O poema quer nos passar a situação do povo nordestino, para tal João Cabral de Melo Neto utiliza o personagem Severino para representar o sofrimento deste povo, Severino por sua vez tenta achar a solução para seu sofrimento, iniciando assim uma longa caminhada pelas margens do rio Capibaribe indo em direção á Recife. Essa situação continua até hoje acontecendo, e assim vemos que esta não é uma situação atual, já se tornou uma cultura, o povo principalmente do nordeste vai em busca de melhorar sua vida indo a São Paulo, e infelizmente não dá certo.
    Vendo a obra de outra forma, as potências tinham gasto trilhões na 2ª Guerra Mundial e o Brasil também participou, enquanto isso os nordestinos passavam fome e sede, isso é muito triste.

    Israel silva lemos 3º ´´A`` nº:24

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Gostei bastante da obra pois, apesar de ser mostrado, sofrimento durante o percurso de um Nordestino que sai da seca do sertão e tenta buscar solução para seus problemas em caminho de Recife...o que se mostra na obra de João Cabral de Melo é o que realmente acontece quando muitas pessoas tentam achar soluções que na maioria das vezes não as leva a nada, pois acabam se deparando com coisas piores que a seca, como por exemplo a morte,que é na minha opiniãoo que marcou bastante a vida de Severino.
    Cidartta Bruna Nº11 3º ano "A"

    ResponderExcluir
  20. Uma obra muito interessante desde o seu título, Morte e vida severina prende a atenção do leitor-ouvinte por combinar simplicidade e concentração, fortes imagens visuais e auditivas com uma linguagem muito próxima do registro oral.
    Nela, o autor tematiza o itinerário do retirante nordestino, que parte do sertão paraibano em direção ao litoral, em busca de sobrevivência, devido à seca e às precárias se não insustentáveis condições de vida, para a esmagadora maioria da população, mostra claramente a vida nordestina da época e que não tão quanto, mas ainda perdura de uma certa forma, em alguns lugares do Nordeste, até hoje.

    Arlan Carlos Nº: 06
    "3º A"

    ResponderExcluir
  21. Esta obra de João Cabral de Melo Neto, retrata o sofrimento do povo Nordestino, as dificuldades que eles passam e a única alternativa que lhes vem em mente é a de buscar melhores condição de vida na capitais, neste caso em Recife mais sem sucesso, pois durante a viagem Severino depara com outras situação piores que a dele e acha que a sulução pra tudo é a morte.

    Marcos Vinicius Alves Barbosa nº 34 3º "A"

    ResponderExcluir