palestra linguagem

palestra linguagem

domingo, 17 de abril de 2011

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA?

Deve-se responder a essa questão e destacar a relevância e a história de algum movimento em particular.

24 comentários:

  1. Para Touraine,os movimentos sociais é a ação conflitante dos agentes das classes sociais.Já para Manuel Castelles,são sistemas de práticas sociais contraditórias de acordo com a ordem social urbana/rural.
    Podemos citar como exemplos de movimentos sociais o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que é um movimento social brasileiro de inspiração marxista cujo objetivo é a implantação da reforma agrária no Brasil.Outro exemplo é o Fórum Social Mundial,um evento
    altermundialista organizado por movimentos siciais de diversos continentes,com o objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global.O Feminismo também é considerado como um movimento social,pois é um discurso intelectual,filosófico e político que tem como meta os direitos iguais e proteção legal às mulheres.
    O Movimento Estudantil embora não seja considerado um movimento popular,dada a origem dos sujeitos envolvidos,que,nos primordios desse movimento,pertenciam a chamada classe pequena burguesa,é um movimento de caráter social e de massa.
    Sobre a obra Claro Enigma de Carlos Drummond podemos comentar sua biografia:Drmond surgiu na década de 30 e viveu de perto a movimentação revolucionária de 1922.Na segunda geração,publicou "A ROSA DO POVO"(1945),uma obra voltada para a poesia reflexiva e participante de teor social acentuado.Já com 60 anos,Drummond deixa de inovar tanto,e sua poesiainfluenciada por seu trabalho como cronista,vai adquirindo um caráter mais jornalístico,sem no entanto,deixar de apresentar momentos em que o nível de inventiviade alcança suas melhores composições iniciais.Sobressai-se nesse período o livro Corpo(1984),em que Drummond,já com mais de 80 anos,pratica uma poesia sentimental sem as preocupações com as inovaçãoes formais que caracterizam o início
    de sua obra.


    Colégio Bpm Conselho
    Aluna:Ana Paula Higino Alcântara
    Série:3ª Turma:"C"

    ResponderExcluir
  2. ola professor henriqui adorei o blog e muito interencante!!!



    Colégio Bpm Conselho
    Aluna:Pedro Alexandre Filho
    Série:2ª Turma:"B"
    27 de abril de 2011 17:45

    ResponderExcluir
  3. Apesar da ascensão do capitalismo no Brasil, sua implantação não foi capaz de resolver todos os problemas existentes. A fome, a miséria e a corrupção são gritantes, e alvos da luta de milhares de brasileiros, compondo o que chamamos de movimentos sociais.
    Movimento Sem terra, Sem teto, Feminista, Estudantil, Indígena, seja qual for o motivo pelo qual lutam, o fator comum entre todos eles é a exclusão social. Mas, o que mais me chama a atenção é o Indígena, pois a marginalização desse povo não é só inconstitucional, como também um insulto à cultura verde-amarela.
    Desde 1500, com a descoberta do Brasil, e principalmente com a chegada da família real portuguesas no início do século XIX, os índios são expulsos de suas terras. E é justamente essa a causa maior dos nossos tupi-guaranis, dos nossos tupinambás: "a terra" e, em consequência, a garantia de seus direitos de cidadão.
    “Triste é o país que tem que comemorar o Dia do Índio. Não há motivos para comemorar esse dia num país que não se respeita os povos indígenas. Há 22 anos, e deixando a cor partidária de lado, a Constituição Federal não passou de um simples papel, pois os direitos dos índios não são cumpridos”, declarou o senador Pedro Taques (PDT).
    Assim, como já foi mencionado, enquanto houver injustiça social, haverá movimentos que lutem pela isonomia.

    Bárbara, 3º "B", CBC

    ResponderExcluir
  4. Desde o tempo das cavernas aos dias de hoje o ser humano continua igual, não com relação ao modo de viver, mas com relação ao modo de agir e pensar. Dar-se para fazer uma relação quanto a isso olhando as questões sociais, antes as mulheres não tinham direito a nada, não podiam trabalhar fora, não tinham direito ao voto, hoje essas questões mudaram, mas ainda há muita gente machista, que trata suas mulheres como objetos exatamente iguais à antigamente. Temos também a questão das desigualdades raciais e econômicas onde quem vale mais é quem tem mais dinheiro, e principalmente se forem brancos.
    Para acabar com todas essas desigualdades, esses “preconceitos” cada grupo (negros, mulheres, desabrigados, estudantes...), criaram movimentos para que pudessem lutar e reclamar seus direitos. Como eles fazem? Simples. Através de reuniões, greves, passeatas, palestras, tentam e têm como principal objetivo conscientizar a sociedade como um todo que todos somos iguais.
    Um dos grupos mais conhecidos no Brasil é o MST (Movimentos Sem Terra), onde eles buscam conseguir abrigo, uma casa para aqueles que não possuem nada, tirando no caso de quem tem “muito”.
    Por estarmos vivendo numa sociedade capitalista a conseqüência de haver desigualdade social é bem obvia e concerteza as pessoas se escondem e se ajudam por meio desses movimentos, buscando melhorias e sempre o bem do seu grupo.


    CBC
    Aluna: Márcia Carolline Silva Vieira Nº:29
    3º Ano "A"

    ResponderExcluir
  5. Ao se falar em movimentos sociais, sabe-se que há uma luta pela construção de uma sociedade mais justa, igualitária, sabendo que todo ser humano tem direito á terra e ao trabalho na terra. No entanto eles lutam juntos pela construção de uma nova sociedade que quebrem as barreiras da ignorância, que obrigam o governo a se posicionar diante de suas reivindicações.

    Colegio Bom Conselho
    Felipe Alves Pereira
    3º 'C'

    ResponderExcluir
  6. Ao se falar em movimentos sociais, sabe-se que há uma luta pela construção de uma sociedade mais justa, igualitária, sabendo que todo ser humano tem direito á terra e ao trabalho na terra. No entanto eles lutam juntos pela construção de uma nova sociedade que quebrem as barreiras da ignorância, que obrigam o governo a se posicionar diante de suas reivindicações.

    Colegio Bom Conselho
    Felipe Alves Pereira
    3º 'C'

    ResponderExcluir
  7. Movimento Social é a reunião de pessoas que se põem em movimento pela conquista de algo. Em sua concepção política, movimentos sociais são compostos pelo povo, normalmente excluídos de algum direito. Os sem-tetos lutam por teto, desempregados por trabalho, etc.
    O Movimento que me chamou mais atenção, foi o dos Trabalhadores sem Teto (MTST), que surgiu em 1997, da necessidade de organizar a reforma urbana e garantir moradia a todos os cidadãos. Está organizado nos municípios do Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo. É um movimento de caráter social, político e sindical.
    Em 1997, o MST fez uma avaliação interna em que reconheceu que seria necessário uma atuação no campo. Dessa constatação, duas opções de luta se abriram: Trabalho e Moradia.
    Estão em quase todas as metrópoles do país. São desdobramentos urbanos do MST, com um comando descentralizado. As formas de atuação variam de um movimento para outro. Em geral, as ocupações não têm motivação política, apenas apoio informal de filiados a partidos de esquerda. O objetivo das ocupações é pressionar o poder público a criar programas de moradia e dar à população de baixa renda acesso a financiamentos para a compra de imóveis.
    Atualmente, o MTST é autônomo em relação ao MST, mas tem uma aliança estratégica com esse.

    Colégio Bom Conselho
    3ºAno "B"
    Laísy Emanuelly Bóia Porto Santos.

    ResponderExcluir
  8. Ao se falar em movimentos sociais, sabe-se que há uma luta pela construção de uma sociedade mais justa, igualitária, sabendo que todo ser humano tem direito á terra e ao trabalho na terra. No entanto eles lutam juntos pela construção de uma nova sociedade que quebrem as barreiras da ignorância, que obrigam o governo a se posicionar diante de suas reivindicações.
    A educação é a chave para esta sociedade mais justa e igualitária, quando nos remetemos ao termo "educação", lembramos que existem várias formas de educar seja ela direta ou indiretamente, ela aparece sempre que há relações entre pessoas e intenções de ensinar-e-aprender.A seguir trazemos à discussão, a influência dos Movimentos Sociais na busca dos interesses comuns, na luta por uma educação pública de qualidade, buscando compreender melhor a complexa relação entre Movimentos Sociais e Educação.Para tal recorremos a alguns autores que contribuem com a nossa temática, como: Gonh, Freire e Miguel Arroyo, suas colocações são enriquecedoras à medida que nos transporta a alguns momentos na história, trazendo à nossa realidade pontos importantes a serem debatidos e analisados.Ao analisarmos a história dos movimentos sociais no Brasil é possível percebermos um forte enfoque teórico vindo do marxismo, ora estão vinculados ao espaço urbano, ora ao espaço rural. Apesar de a cidade ser o lugar onde os conflitos de interesses ocorram com maior intensidade, tais movimentos, quando se referiam ao espaço urbano possuíam várias temáticas como, por exemplo, questões como a participação, a gestão democrática, a saúde, a educação, a moradia, a melhoria da qualidade de vida, a geração de emprego e renda, e o desenvolvimento econômico e social as lutas por creches, por escola pública, transporte, saneamento básico entre outros. Na esfera rural, a diversidade de temáticas expressou-se nos movimentos de bóias-frias, das regiões cafeeiras, citricultoras, canavieiras, de posseiros, sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários.

    Larissa Liberato de Oliveira
    3º "C"

    ResponderExcluir
  9. Movimentos sociais são ações sociopolíticas construídas por atores sociais coletivos pertencentes a diferentes camadas sociais, articuladas em certos cenários de conjuntura socioeconômica e política de um país, criando um campo político de força social na sociedade civil.
    Os movimentos sociais não são isolados, se articulam lutam pela melhoria na Educação, por melhores condições de trabalho como os sindicatos. Essa melhoria terá reflexo na aprendizagem dos alunos, se não houver movimentos sociais a sociedade não despertará para a melhoria, bem comum não será jamais respeitado.
    A União Nacional dos Estudantes (UNE) é a principal entidade estudantil brasileira. A UNE hoje está a frente das principais batalhas dos estudantes brasileiros, sua principal luta é por uma reforma universitária que garanta a qualidade, democratize o acesso e garanta a permanência dos jovens na Universidade.a UNE organiza Bienais de Arte, Ciência e Cultura além de Encontro de Mulheres, Seminários de Direitos Humanos, Encontro de Negros(as) e Cotistas.

    Colégio Bom Conselho
    Kellyne Felix
    3ª ano B

    ResponderExcluir
  10. Os movimentos sociais são bastante importantes porque reivindicam transformações mostram quando o povo não está satisfeito com as medidas adotadas por governantes, cobram mudanças e medidas quando necessário.
    A UNE (União Nacional dos Estudantes) participa das manifestações populares podendo principalmente exigir a efetivação das políticas publicas e reivindicar os direitos estudantis.

    Colégio Bom Conselho
    Rosaly de Moura
    3ª ano B

    ResponderExcluir
  11. Os movimentos sociais são de extrema importância dentro da sociedade, pois, defende os direitos da população.
    O Movimento Gay: defende os direitos dos homossexuais.
    Movimento ambientalista: defende a proteção do meio ambiente.
    MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) reivindicam a todo custo a reforma agrária para o “bem-estar financeiro” da população mais carente.

    Colégio Bom Conselho
    Monique Aldrey
    3ª ano B

    ResponderExcluir
  12. Os movimentos sociais são de extremamente importantes para sociedade, pois, cobram mudanças, reivindicam transformações e mostra o quanto os povos esta insatisfeitos com as medidas adotadas pelo governo alem, de cobrar medidas quando necessário. O sistema capitalista esta cada vez mais afastando as pessoas e tirando o sentido de viver em sociedade.
    MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) busca a qualquer custo a igualdade entre ricos e pobres(sobre a visão de terras) e reivindicam a reforma agrária.

    Colégio Bom Conselho
    Carolynna Ramos
    3ª ano B

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Como já dizia o filósofo Karl Marx “Mudanças na sociedade ocorrem a partir da ebulição dos movimentos sociais: contra o capital e o Estado.” Os Movimentos Sociais são de extrema importância, porque cobram mudanças, reivindicam transformações, mostram quando a povo não está satisfeito com as medidas adotadas por governantes, além de cobrar medidas quando necessário, porém os Movimentos Sociais vem perdendo força com o passar do tempo e isso não pode acontecer, pois a população tem que cobrar melhorias aos governantes, a população quer atitudes e através dos Movimentos Sociais é que tentam ''gritar'' seus direitos, suas necessidades. Portanto esses Movimentos não podem ser esquecidos e nem extinguidos da sociedade.
    Um exemplo de Movimento Social é um discurso intelectual, filosófico e político que tem como meta os direitos iguais e a proteção legal às mulheres. Envolvem diversos movimentos, teorias e filosofias, todas preocupadas com as questões relacionadas às diferenças entre os gêneros, e advogam a igualdade para homens e mulheres e a campanha pelos direitos das mulheres e seus interesses. De acordo com Maggie Humm e Rebecca Walker, a história do feminismo pode ser dividida em três "ondas". A primeira teria ocorrido no século XIX e início do século XX, a segunda nas décadas de 1960 e 1970, e a terceira teria ido da década de 1990 até a atualidade. A teoria feminista surgiu destes movimentos femininos, e se manifesta em diversas disciplinas como a geografia feminista, a história feminista e a crítica literária feminista.
    O feminismo alterou principalmente as perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade ocidental, que vão da cultura ao direito. As ativistas femininas fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro, pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença-maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação.



    Colégio Bom Conselho
    Iandra Carla
    3° ''D''

    (Gostei muito do seu blog Professor)

    ResponderExcluir
  16. Aluna: Maria Mayara
    3° C
    Colegio Bom Conselho

    Os Movimentos Sociais são de extrema importância, porque permitem mudanças, reivindicam transformações, mostram quando o povo não está satisfeito com as medidas adotadas por governantes, além de cobrar medidas quando necessário. Além disso conseguem aproveitar o que a democracia tem de melhor, que é a liberdae de expressão.
    Hoje em dia existem problemas sociais, que anteriormente não se manifestavam. Como tal é necessário agir, mas muitas das vezes quem devia assumir esse papel, não consegue intervir, ou não pode, ou não sabe como agir, ou ainda muitas das vezes não está interessado, nomeadamente o Governo. É aí que surgem os Movimentos Sociais, com o objectivo de se mobilizarem no sentido de encontrarem uma solução, ou de sensibilizarem a sociedade, através de manifestações e propaganda. Nos tempos que correm podemos encontrar problemas sociais que no passado eram inexistentes, nomeadamente a nível do ambiente, drogas, álcool, doenças sexualmente transmissíveis, acções de solidariedade a nível nacional e internacional, etc. Pois é nestes problemas sociais, que os Movimentos Sociais vão ter um papel determinante, com os objetivos anteriormente designados.
    Permitem ainda a união de varias classes sociais e etárias em prol de ideais que certamente contribuirão para transformar a sociedade e permitir para que exista um mundo mais justo, equilibrado, correcto e valorizado.

    ResponderExcluir
  17. Eles foram e são extremamente importantes. Sem eles o Brasil viveria contradições sociais muito mais profundas e abrangentes do que as atuais.

    Sem os movimentos sociais não teríamos condições de se criar um sólido mercado consumidor, uma sociedade democratizada, com uma economia diversificada e abrangente. Não teríamos avançado e criado uma cultura diversificada, com níveis elevados de consciência e sensibilidade democráticas. Claro que ainda há déficits gerais, mas não podemos negar que estamos melhorando.

    Alberto Miguel da Silva Neto Nº 01
    3ºano "C"
    Colégio bom conselho

    ResponderExcluir
  18. Movimento Social é a reunião de pessoas, normalmente excluídos de algum direito,que se põem em movimento pela conquista de algo.
    Geralmente, tentam convencer a população da importância de sua luta e se solidarizam com outras lutas.
    Poderia citar muitos exemplos. Mas comentarei sobre o Feminismo.
    O Movimento Social feminista defende a igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os campos. É um movimento antigo, começou com a Revolução Francesa, onde desde o começo as mulheres participaram ativamente das atividades políticas. Porém, ao exigirem acesso ao serviço público e às forças armadas , o que foi negado, o movimento de igualdade política foi arquivado.
    Até aqui, houve muitas reinvidicações, algumas aceitas outras não. Na realidade o objetivo de total igualdade nunca foi alcançado, e entre tantos obstáculos podemos citar a cultura.
    E o Movimento continua, exigindo sempre melhorias.


    Colégio Bom Conselho
    Aluna : Jacianne Pereira Silva Freire
    3°ano C

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Tal importância reside no fato desses movimentos conseguirem aproveitar aquilo que a democracia tem de melhor que é a liberdade de expressão. Quando o povo tem a oportunidade de abrir a boca e expressar seus anseios e frustrações, ou seja, definir o imaginário social vigente, não deixa ao Estado nenhuma opção, a não ser atender às suas expectativas. E, nesse contexto, o jovem é uma grande arma, pois consegue aliar à juventude, os ideais que certamente haverão de contribuir para transformar a sociedade.


    Gustavo Madeiro 3°D

    ResponderExcluir
  21. A importância dos movimentos sociais é de suma importância, pois, embora sejam os próprios cidadãos que elejam seus candidatos, há muitos momentos que determinadas leis não partem da opinião e da necessidade popular, mas do julgamento dos legisladores e do chefe e do executivo... sobre a participação dos jovens, entendo que os jovens são cidadãos como os demais, não precisa partir exclusivamente dos jovens... essa idéia de que as revoluções devem começar pelos jovens foi uma "fantasia politica" vendida num momento que "ganhar" os universitário era de grande relevância.

    Aluno: Ewerton santos.
    Colégio Bom conselho.
    3º C

    ResponderExcluir
  22. Os Movimentos Sociais são de extrema importância, porque cobram mudanças, reivindicam transformações. Os que ainda sobrevivem são poucos tais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), UNE (União Nacional dos Estudantes) e a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e mesmo assim não possuem mais o vigor e expressão que antes
    possuíam. O egoísmo, o consumismo desenfreado, a concorrência, a alienação imposta pelo mercado vem impedindo que as pessoas se unam para lutar e reivindicar o bem em comum, tais fatores somado ao desinteresse em relação a política contribuem para que “políticos” aprovem leis que prejudicam o povo, além de roubarem dinheiro público, enquanto cidadãos honestos e trabalhadores morrem na fila do hospital aguardando o atendimento que não tem, enquanto crianças ingressam precocemente no “mercado de trabalho”. É impressionante como o Sistema Capitalista consegue se metamorfosear de maneira tão sórdida e mesquinha deixando seu rastro de sangue, afastando as pessoas, destruindo laços de solidariedade e fraternidade, e que a cada dia vem tirando das pessoas o sentido de viver em sociedade. Apesar de todos estes fatores é necessário, que o povo se mobilize e não mais aceite como normal o fato de deputados trabalharem menos e ganharem mais ou deixar acabar em pizza assuntos referentes a corrupção de “políticos”, é necessário também, cobrar as promessas feitas durante a campanha eleitoral como tem feito os movimentos citados acima que preparam cobrança ao então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Cabe aqui então, finalizar com as palavras de Marx “Que as classes dominantes tremam à idéia de uma revolução comunista! Os proletários nada têm a perder nela a não ser suas cadeias. Têm um mundo a ganhar.

    Aluno : David Marques
    Colégio bom conselho
    3º C .

    ResponderExcluir
  23. Os movimentos sociais citados nos dias de hoje, são meramente fruto incenssávelmente do capitalismo, sem dúvida alguma. Um destes movimento sociais é a Educação, a educação como um todo tem o seu projeto particular e indispensavel. A educação é a chave para esta sociedade mais justa e igualitária, quando nos remetemos ao termo "educação", lembramos que existem várias formas de educar seja ela direta ou indiretamente, ela aparece sempre que há relações entre pessoas e intenções de ensinar-e-aprender.A seguir trazemos à discussão, a influência dos Movimentos Sociais na busca dos interesses comuns, na luta por uma educação pública de qualidade, buscando compreender melhor a complexa relação entre Movimentos Sociais e Educação. É um básico, porém daqueles que devemos observar atentamente para os projetos governamentais sobre o mesmo, o que nos resta mesmo é infelizmente esperar nos nossos políticos.

    Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho
    Aluno - Erick Vitor Pereira Barbosa Santos
    Serie - 2° Ano Médio, turma - "A" N°- 13

    ResponderExcluir
  24. Clarice comentou sobre A Hora da Estrela em sua única entrevista televisionada, concedida em fevereiro de 1977 ao reporter Júlio Lerner para a TV Cultura, de São Paulo. Na entrevista, ela menciona que acabara de completar um livro com "treze nomes, treze títulos", embora ela tenha se recusado a citá-los. Ela diz, que o livro é "a história de uma moça, tão pobre que só comia cachorro quente. Mas a história não é isso, é sobre uma inocência pisada, de uma miséria anônima." [2][3] Na mesma entrevista, Clarice diz que usou como referência para Macabéa a sua própria infância no nordeste brasileiro, além de uma visita a um aterro onde nordestinos se reuniam em São Cristóvão. Ela diz ter sido neste aterro que ela capturou "o ar meio perdido" do nordestino na cidade do Rio de Janeiro.[2] Outra inspiração para a trama do livro foi uma visita que Clarice fez a uma cartomante. Na época, ela imaginou como "seria engraçado se na saída, ela fosse atropelada por um táxi depois de ouvir todas coisas boas que a cartomante previra.[2]
    A novela foi escrita à mão em diversos fragmentos de papel, a partir dos quais Lispector, com a ajuda da sua secretária Olga Borelli, compôs a versão final do romance.[4] O livro foi publicado em 26 de outubro de 1977, pouco antes da autora ingressar no hospital do INPS da Lagoa, no Rio de Janeiro.[5]

    ResponderExcluir