palestra linguagem

palestra linguagem

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

link de acesso ao texto Morte e vida severina, de João cabral de Melo Neto

http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/oliteraria/219.pdf

4 comentários:

  1. Show essse livro ;}
    Fhilipe freitas N 26 3 "A"

    ResponderExcluir
  2. Israel
    O poema quer nos passar a situação do povo nordestino, para tal João Cabral de melo neto utiliza o personagem Severino para representar o sofrimento deste povo, Severino por sua vez tenta achar a solução para seu sofrimento, iniciando assim uma longa caminhada pelas margens do rio Capibaribe indo em direção á Recife. Essa situação continua até hoje acontecendo, e assim vemos que esta não é uma situação atual, já se tornou uma cultura, o povo principalmente do nordeste vai em busca de melhorar sua vida indo a São Paulo, e infelizmente não dá certo.
    Vendo a obra de outra forma, as potências tinham gasto trilhões na 2ª Guerra Mundial e o Brasil também participou, enquanto isso os nordestinos passavam fome e sede isso é muito triste.
    Israel Silva Lemos 3º ´´A`` nº:24

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente agradeço a ti professor por ter nos dado esta linda obra regionalista dramática para lermos, essa que nada mais é do que um drama baseado na história de um de vários sertanejos que vagam pelo sertão adentro em busca de melhores condições de vida, mas que no caminho encontra vários obstáculos(mortes).



    OSvaldo Nogueira Nº 37 3"A"

    ResponderExcluir
  4. Encorajador, dramático e crítico, o poema traz uma crítica social ao enfocar a vida de um retirante que, sem a assistência de
    nenhum órgão governamental, se desloca para a capital pernambucana, a fim de encontrar
    melhores condições de sobrevivência.É quando ele sai a busca de uma vida não mais severina, entretanto, em suas andanças ele se depara a todo momento com o que já conhece como coisa vulgar: a morte e o desespero que a cerca.

    karoliny ferreira santos nº28 3ºA

    ResponderExcluir