palestra linguagem

palestra linguagem

terça-feira, 22 de junho de 2010

avaliação oral / debate - tema personagem

Ao ler as obras propostas ("Crepúsculo", e "A menina que roubava livros" etc), devemos analisar e classificar os personagens, então, aqui vai uma pequena explicação a respeito. Os personagens apresentam certo perfil psicológico. e  aspectos físicos que variam no tempo e no espaço, e até de acordo com o estilo de época ou individual de cada autor, no entanto, a classificação que faremos é bem genérica e deve servir como guia para os alunos. Devemos fazer a seguinte pergunta: Que tipo de personagem é esse? E como saber disso? Eis as possíveis respostas. De modo bem geral, pode-se dizer que os personagens são planos (simples) ou esféricos (complexos). E como distingui-los? Da mesma maneira em que se analisa o comportamento de um ser humano real, a análise do personagem se dá a partir da comparação de seu comportamente enquanto personagem de ficção e seu grau de verossimilhança (aproximação com a realidade). Assim, um personagem plano seria aquele no qual o comportamente é dito "normal", previsível. Não importa se ele é bom ou ruim, mas que sua personalidade não sofre grandes alterações ao longo da história narrada. Ele é facilmente identificado e descrito, caracterizado. Essas características, no entanto, não se enquadram na visão sobre o personagem esférico (complexo), pois esse é problemático, o narrador o apresenta assim, misterioso, enigmático, imprevisível. Como uma pessoa na qual não se pode afirmar nada com certeza, pois seu comportamento foge ao "padrão" da maioria. Além dessa classificação posta acima, pode-se definir os personagens como sendo principais (os fatos giram em torno deles), de onde se destaca o protagonista ou protagonistas; e os personagens secundários (que ocupam papel menos relevante da trama). Geralmente não determinam o rumo dos acontecimentos narrados.

18 comentários:

  1. daniel alexandre nº:13 ano:1ºano turma:"c"

    Crepúsculo poderia ser como qualquer outra historia não fosse um elemento: a paixão da bella e um vampiro. Assim, acontece a paixão um perigo com muito suspense, e o que resulta numa leitura de impressionar um romance cheio das angustias e incerteza da juventude. Isabella chega a uma cidadezinha nublada e chuvosa de Forks onde Isabela não gostaria de viver. Ela tenta adaptar com a cidade onde todos se conhecem, morar com seu pai que ela nunca conviveu.

    ResponderExcluir
  2. Luana Carolina, 1º ano B, nº:34 CBC

    Eu gosto muito de ler, então antes da saga crepúsculo se tornar essa febre, eu já conhecia a história, e gostava também.
    O que eu acho muito interessante nessa saga, é que a autora (Stephenie Meyer), usou muito aquela coisa de ficção e realidade, onde a ficção se encontra onde todos sabem, que é no romance entre uma humana e um vampiro, mais ela também toca muito no lado do amor entre jovens, no amor familiar, entre outras caracteristicas que só lendo e/ou assistindo que da pra entender. A saga também faz com que você não queira mais parar de ler, ela mantem sua atenção voltada ao livro ou filme, no momento em que você estiver usando-os. E a autora usou um tipo de linguagem que interessa pessoas de todas as idades, enfim pra quem não leu eu recomendo e quem quiser comprar está a venda na sua livraria na rua boa vista próx. ao colégio bom conselho.
    E é isso, beeijo professor,espero que tenha agradado.

    ResponderExcluir
  3. Este livro é muito interessante, pois, tem uma história bastante híbrida, ou seja a autora consegue juntar muito bem a ficção com a realidade.Bella Swan é uma personagem corajosa que enfrenta o irreal com tamanha naturalidade.Edward Cullen é bastante inseguro e muito apaixonado,um amor que supera o egoísmo, a dor,e até mesmo a separação.
    Na minha opinião, este é um livro muito cativante, pois, quanto mais se lê, mais desperta a curiosidade.
    Aluna:Elinay Mayara.n-16. 1ano ''c''

    ResponderExcluir
  4. Lays lima,n°:30 série: 1°ano D, CBC.

    O que eu achei mais interessante na saga crepúsculo é que a autora usou muito aquela coisa de ficção e realidade, onde a ficção se encontra onde todos sabem, que é no romance entre uma humana e um vampiro.E também Isabella chega a uma cidadezinha nublada e chuvosa de Forks onde Isabela não gostaria de viver. Ela tenta adaptar com a cidade onde todos se conhecem, morar com seu pai que ela nunca conviveu.

    ResponderExcluir
  5. Byanka Oliveira Nº06 1°D

    Crepúsculo posso dizer que foi o melhor livro que eu li até hoje
    o fato dele não ser humano andar com os outros,estudar viver sua vida normal mim inflênciou mais ainda a termina-lo e agora lendo os outros livros(Lua nova,Eclipse,Amanhecer)Percebo que o pensamento geral da autora é demosntrar que nem tudo é como pensamos tudo pode ser diferente basta querermos.

    ResponderExcluir
  6. Victória Karlla N°50 1°ano"C"

    CREPÚSCULO: Fala sobre paixão, perigo com muito suspense. Isabella Swan chega em Forks, era o ultimo lugar que não queria viver. Tenta se adaptar no lugar que aparentemente todos se conhecem, e se habituar a morar com seu pai. Ela conheceu Edward Cullen. Ele é lindo, perfeito, misterioso, a presença de Bella provoca nela uma inquietação. Ela se apaixona, e ele alerta ela que era um risco para ela.

    ResponderExcluir
  7. Leticya Karlla Nº34 1ºano "C"

    Crepúsculo poderia ser como qualquer outra história se não fosse um elemento irresistível: a paixão entre Bella e Edward. Soma à paixão um perigo sobrenatural temperado com muito suspense, e o resultado é uma leitura de tirar o fôlego – um romance repleto das angústias e incertezas da juventude – o arrebatamento, a atração, a ansiedade que antecede cada palavra, cada gesto, e todos os medos. Bella tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen. Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella. Bella se apaixona por Edward, no melhor estilo ” amor proibido. Ela é uma garota comum e ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.

    ResponderExcluir
  8. william césar nº48 1°ano "d"

    crepúsculo pra mim foi um dos melhores livros que eu já li ,porque ele se relacionava normalmente com os outros,pelo pensamento da autora que demonstrar que nem tudo é como pensamos ,pode ser muito diferente é só querer.

    ResponderExcluir
  9. felipe cesar 1º D nº 15

    Fala sobre paixão, perigo com muito suspense. Isabella Swan chega em Forks, era o ultimo lugar que não queria viver.Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.

    ResponderExcluir
  10. a autora foi muito esperta em fazer esse livro, pois ela vez Bella Swan como uma garota em que todas se enquadram nela.Com seus medos, frustrações, etc.
    Stephenie Meyer usou muito a imaginação com Edward, foi nisso que as garotas mas se interessaram voando alto, e então vem o Jacobo outro lindo onde as garotas morreriam por ele, enquanto Bela não tentava misturar amizade com amor.
    Então Bela se decide e escolhe de certeza o lindo vampiro Edward deixando jacob de lado.

    Alyne Queiroz 1°C n°05

    ResponderExcluir
  11. O livro que com certeza se identifica com algumas adolescentes ou melhor a maioria delas pois trata do despertar do primeiro amor, da duvida, da adaptação,e da proibição dele não pelos pais mas sim pelo fato de uma humana namorar um vampiro-um romance cheio das angústias e incertezas da juventude – o arrebatamento, a atração, a ansiedade que antecede cada palavra, cada gesto, e todos os medos!que toda garota adoraria e dava tudo para viver esse romance porque no final todas querem encontrar o seu principe encantado.
    Alyce Rocha 1º C n° 04

    ResponderExcluir
  12. Émerson Oliveira 1ºd nº14

    o livro retrata de uma paixão quase que impossivel, mais nada consegue vencer o amor

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. A historia é realmente muito boa. E a escritora é sem duvida muito inteligente, são livros como esse que muitas vezes nós não conseguimos parar de ler. Como a historia trata do amor proibido, induz muitas meninas a ler. Edward por ser de outra época trata Bella como qualquer menina gostaria de ser tratada por seu namorado, ele a deixa segura, e a faz sentir como se fosse a garota mais linda e interessante da face da terra. Embora seja uma historia que foge da realidade, acredito que muita gente se identificou com a historia.
    Valleria 1ºD Nº46

    ResponderExcluir
  16. gostei muito do filme mais o livro é melhor pois ele passa com mais realidade todo o romance e o drama onde bella se apaixona por um vampiro, fala do primeiro amor aquele que numca esquecemos. esse é o tipo de livro que quamdo começamos a ler não comseguimos parar, Eu indigo este livro para todos gostei muito
    joventina 1°D N°25

    ResponderExcluir
  17. o filme é realmente muito bom o romance e tudo mais, o que eu mais gostei foi a ficção e o romance tudo junto,o amor proibido entre Bella e Edward passa pra todos nós que pra amar não importa raça, limgua ou qualquer outra coisa, pra quem não leu não sabe o que esta perdendo.
    Luiza 1°D N°33

    ResponderExcluir
  18. o livro é maravilhoso o amor quase impossivel que vence tudo e todos.a autora é muito boa ela passa por meio de palavras o que nem o filme passa,todo o amor da adolescencia a duvida e a adaptação ainda mais pelo fato dele ser um vampiro, gostei muito é genial.
    Leticia 1°D N°31

    ResponderExcluir