palestra linguagem

palestra linguagem

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PORTFOLIO DE A HORA DA ESTRELA DE CLARICE LISPECTOR (MODERNISMO)









































A obra de Clarice Lispector faz parte da terceira fase ou terceira geração da literatura moderna no Brasil, que tem inicio nos anos de 1945, ou seja, após a Segunda Guerra Mundial. Sua formatação faz com que ela seja apontada como uma obra pós-moderna, pois é híbrida e faz uma reflexão filosófica da condição humana materializada na personagem Macabéa, uma alagoana muito pobre, que sai de Alagoas para tentar a vida na cidade do Rio de Janeiro. Com pouco atributos intelectuais e físicos, as maiores dificuldades serão rotina para a nossa heroína. o herói pós-moderno é um anti-herói e representa toda a fragilidade humana, sua condição de ser jogado no mundo. O ser-ai, ou mesmo o não-ser de Sartre. sua Falta de orientação nos comove. O narrador Rodrigo S.M dialoga com o leitor e comenta a própria narração, característica presente nos textos de Machado  de Assis, que chamamos digressão. além disso trata-se de uma metanarrativa. Bem, não quero contar a história, apenas dizer que a mesma tem lances de humor e comoção, consegue nos chamar atenção e fazer com que reflitamos sobre nós mesmos. Macabéa é um espelho que Clarice põe diante de nós para que possamos com seu humor sarcástico vê o quanto somos inúteis diante de uma sociedade técnica, que não nos enxerga senão como instrumentos de produção ou consumidores, e como Macabea não tinha muita vocação para nenhuma delas, ela era invisível.










17 comentários:

  1. Obra da terceira geração modernista desbrava com maestria o horizonte psicológico e existencia o ser humano imerso na sociedade contemporânea. Mostra-se aí que o capitalismo torna as pessoas coisa (objeto descartável). Aquele que não é produtor nem consumidor, não pode pertencer a esse mundo. é uma leitura que vale muito apena!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Uma obra que gostei mt, pois além da autora criar um personagem-narrador, fez crítica a forma da escrita, e teve como foco a história de Macabéa, onde sofreu durante todo o texto. Um fato muito importante, é que a Obra A Hora da Estrela nos leva a vários sentidos principais do texto, tanto a imagem do exôdo rural,onde a Alagoana sai de sua terra para a Cidade grande,quanto a realidade da vida na Cidade grande, mostrando quão a vida é mais "corrida" e que não é tão fácil viver nela,como ocorre no pensamento de várias pessoas que moram no interior.


    Iranderson da Silva. nº22 3º A

    ResponderExcluir
  4. O que achei interessante no livro, foi a forma que a autora foca o sofrimento da personagem principal... e mostra a verdadeira realidade do sofrimento do nordestino, que sai de sua cidade natal em busca de melhorias na cidade grande, e ao chegar lá, a unica coisa que encontra é grandes dificuldades de adptação, entre outros fatores. Essa obra é de alguma forma uma crítica social, mostrando a diferença social entre o Nordeste e o Sudeste.


    Lais Samara. Nº 29 3º "A"

    ResponderExcluir
  5. Uma obra em que autora buscou retratar a vida de uma das milhares de pessoas que saem do nordeste para os centros urbanos em busca de melhores condições sociais e econômicas, mas que sofrem para se adaptar ao modo de vida imposto pela sociedade. Como a protagonista Macabéa tinha um sonho de se tornar estrela de cinema, ao meu modo de ver ela só se torna isso quando é atropelada e falece, chegando a sua Hora da Estrela.

    Osvaldo Nogueira n° 37 3° "A"

    ResponderExcluir
  6. muito interesante!!!
    Aluno:Fernando Junior Esequiel De Gois n:10
    serie: 2 ano "A"

    ResponderExcluir
  7. A obra retrata a vida de muitas mulheres, e de muitas pessoas que deixam sua vida pra buscar melhoria ou se encontrar em outro lugar e acabam se frustrando como uma boa parte dos retirantes nordestinos! Gostei bastante por que apesar de todo sofrimento que Macabea vive no fim ela ainda agarra o fio de esperança dado pela cigana, é interessante ver como ela se acostumou com seus defeitos, sua vida sem se questionar apenas sonhar em ter labios como os de Marylin Monroe... Até antes da morte, ganha sua hora da estrela!

    MARIANA OLIVEIRA 3º A nº 36

    ResponderExcluir
  8. eu gostei muito desse livro o jeito de escrever da Clarice Lispector é uma autora extraordinária ela tem um jeito único de escrever. O livro tem uim jeito de ir no psicologico dos leitores no começo eu pensei que era besta mas depois me surpreendi completamente.
    Isabelle N°23 3º ano A

    ResponderExcluir
  9. Neste livro Clarice escreve sabendo que a morte está próxima e põe um pouco de si nas personagens Rodrigo e Macabéa. Ele, um escritor à espera da morte; ela, uma solitária que gosta de ouvir a Rádio Relógio e que passou a infância no Nordeste, como Clarice. A linguagem narrativa de Clarice é, às vezes, intensamente lírica, apresentando muitas metáforas e outras figuras de estilo. Há, por exemplo, alguns paradoxos e comparações insólitas, que realmente surpreendem o leitor.


    DAVID HENRIQUE N°:15 3ª 'A'

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Adorei ler o o livro de Clarice Lispector uma história que envolve um pouco da realidade de muitos Nordestinos adorei ler o livro, pela perspectiva filosófica,que enfoca os limites e alcances do conhecimento do mundo mediante a palavra e a consciência, através das quais o ser humano se diferencia dos outros seres. Quanto à estética, investiga o ato da criação e da originalidade.
    bom o que percebemos é que a narrativa se estrutura a partir de um narrador-personagem que fala de si mesmo e de um narrador onisciente que conta a história de Macabéa.
    Bom e o que mais me chamou a atenção é que mesmo depois de todo o sofrimento como ela tinha um Sonho se estrela ela só alcança esse objetivo quando Morre atropelada e so assim em fim consegue chegar a sua HORA DA ESTRELA...

    Cidartta Bruna Nº11 3ºano "A"

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é muito interessante pois mostra o verdadeiro sofrimento das pessoas que saem do interior para as cidades grande. a Clarice Lispector é uma das melhores autoras do modernismo pois suas obras são muito interessante e facil de ler.

    lidiane N° 31 3°ano "A"

    ResponderExcluir
  14. Gostei do livro, é bem tocante ao leitor... Fazendo-o prender-se até o fim. Muito bem mesmo.

    Jamilly Flávia 3° ano "C"

    ResponderExcluir
  15. Este livro é envolvente, começa de uma forma que faz você querer saber onde vai dar, de fato macabéa despreza-se de uma forma inexplicavel, por que alem de pessoas falarem ``humilhando´´ ou discriminando o jeito da nordestina ela mesma em certos momentos se põe ao chão. Porem ela mostra sua visão em relação ao que esta em volta dela e deixa clara sua curiosidade e vontade de aprender tendo que ela não sabe muito. O que me ficcionou em relação ao livro foi a forma que o narrador onisciente se apresenta.
    LIVRO MUITO BOM.

    (CBC) Isabele 3B

    ResponderExcluir
  16. Esta obra A hora da estrela é de extrema importancia,pois ela tenta mostrar que muitas vezes as pessoas não dão valor a vida, e se acham que são felizes com o pouco que tem , ou quando começam a ter uma vida melhor e lutar para ser feliz sua vida chega ao fim como foi o caso da nordestina macabéa.
    nos ajuda a crescer por dentro e aprender a dar valor as coisas pequenas...
    Alberto Miguel nº01 3ª "C"

    ResponderExcluir