palestra linguagem

palestra linguagem

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Atualidade do Manifesto do Partido Comunista, escrito por Marx e Engels, em 1847, e publicado em Londres em 1848.

O Manifesto do Partido Comunista é o texto mais popular de Marx e Engels, exatamente por ter um caráter panfletário, ou seja, por usar de uma linguagem coloquial e convidar os trabalhadores a unirem-se para pôr fim a exploração de uma classe sobre a outra. Por ser panfletário, não implica dizer que seja desprovido de cunho científico, apenas, que sua teoria (o materialismo histórico e dialético) se delineia  mais suavemente nesse texto. É uma obra de interesse geral, uma vez que abrange conhecimentos que relacionam a História, a Socologia, a Filosofia, a Antropologias, as ciências econômicas e políticas. Enfim, trata-se de uma obra que nos permite compreender melhor a era moderna e as relações de exploração  do capital para com a força de trabalho (o homem). Para quem almeja compreender melhor a obra de Marx, o Manifesto é uma das primeiras leituras. para quem predende cursar qualquer curso na área das ciências humanas e sociais; não compreender minimante o pensamneto marxista é não compreender toda uma sucessão de pensadores  das mais variadas alçadas (Bakhtin, Lukács etc), que de algum modo se utilizam dessa fonte em suas pesquisas científicas. Para meus amigos e alunos, aquele abraço, e deixem seus comentários com identificação no blog. Valeu!

45 comentários:

  1. O livro teve como objetivo que os comunistas pudessem mostrar o que era o comunismo e os erros da sociedade que se formava com o poder da burguesia. Dá inicio com a relação burguesia com o proletariado onde ele mostra diversos pontos negativos de burgueses na busca do lucro imediato, a exploração e a quase escravidão é determinada pelos burgueses pagando pouco para muito trabalho. Os proletariados trabalhando para enriquecer esta classe que está dominando há muito tempo. O proletariado começa ter revoltas formando partidos políticos, agora no livro é mostrado que o comunismo não quer se confrontar com os outros partidos, querendo pelo contrario o mesmo objetivo, mas sendo que o comunista é mais ativo e bravo na luta pelo proletariado como grupo e não individual. O socialismo agora é criticado com sua forma reacionária utilizado para conquista da massa, o socialismo burguês, anti-revolucionário e o socialismo utópico com idéias inatingíveis. Por fim, os livros expõem as idéias do comunismo e desmistificar as idéias que a burguesia mostrava como comunismo, pedindo para que a sociedade operaria e do proletariado se ativa-se na luta pedindo que os unissem.

    HERISON CAETANO DA SILVA 3º ANO “C”

    ResponderExcluir
  2. Achei excelente. Pois a par de todos os resumos e resenhas críticas que ja li, este foi o que mais se colocou com um parecer do Partido Comunista.

    ResponderExcluir
  3. Muitos foram os acontecimentos que marcaram a história da humanidade. Cada movimento, cada invenção, cada forma nova de pensamento colaborava para que o homem pudesse dar passos qualitativos rumo ao seu futuro.
    Diante disso, vale à pena destacar a importância desempenhada pela obra O manifesto do partido Comunista, escrita por Marx e Engels, que marcou a história como uma forma de oposição ao então estado social que era a burguesia.
    o manifesto foi um conjunto de afirmações e idéias dotadas de um caráter científico, tudo em vista da compreensão das transformações sociais. Por isso, muitos consideram o manifesto mais como um bandeira do poder comunista e histórico, ou seja, um monumento da luta do povo, que de fato um documento. Queriam ter o poder de transformar o mundo e o livrá-lo da velha sociedade burguesa, que consideravam culpada pela exploração social.


    DANIELE DE OLIVEIRA SILVA - nº08 3ºano "C"

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O ponto positivo dessa obra explica-se no movimento operário e a situação política do mesmo, batendo de frente com os socialistas que opõem-se as reivindicações sociais ao movimento político da classe trabalhadora, que para conquistar a democracia e vencer a luta de classes enfrentam diversos fatores.

    Livro muito bom, porém de difícil compreensão.

    Por:Daniel Victor - 3º C

    ResponderExcluir
  7. É bem interessante por que eles visavam a aboliçao da propriedade privada e lutavam embasados num conhecimento histórico da organizaçao social sao portantos revolucionarios. é isso que eu entende sobre este partido.
    vlw

    THIAGO RODRIGO DE O. SILVA __3 ANO C___

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a postagem, concordo plenamente, e acho também que o Manifesto comunista é um texto de carater político e não teórico, trata-se de um livro de grande importância no qual se definia a identidade política própria dos revolucionários que faziam uma estratégia centrada na ação prática da classe trabalhadora e em seu processo de organização, se tratando podemos dizer de um processo de ruptura de vários fatoes.

    Iranderson da Silva Farias. nº22 3º A

    ResponderExcluir
  9. bom, como eu pude ver o manifesto comunista é tocante na alma dos revolucionários uma obra tão completa feita pelos maiores pensadores do socialismo como Karl Marx e Frederich Engels.
    Helissa Mayane N° 21 3º Ano "A"

    ResponderExcluir
  10. No Manifesto Comunista Marx e Engels aprofundam suas ideias sobre o socialismo e o comunismo onde os proletariados lutem para sua subida ao poder e o burgueses tem seu poder deposto onde eles acreditavam que haveria uma sociedade mais justa.
    Leyla Joyce Nº30 3º A

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é a forma que Marx juntamente com seu grande amigo Engels dois ótimos Filósofos considerados pais do socialismo e comunismo, no livro eles chegam a comentar que o proletariado e a burguesia são opostos tão diferentes que um dia eles sumirão, e isso ocorre por causa do capitalismo. O livro expira os revolucionários a favor do socialismo e do Comunismo.
    Isabelle Estefane Nunes da Silva Oliveira.
    Nº23 3 Ano "A"

    ResponderExcluir
  12. O Livro retrata as diferenças entre o proletariado e a burguesia, duas classes de pontos totalmente opostos, uma em busca do lucro imediato, do poder eterno e da continuidade da exploração humana; outra em busca do socialismo e do comunismo, podendo assim juntos mostrar ao proletariado que eles podem lutar por uma sociedade mais justa.
    Luan Wamberg Nº31 3° "B"

    ResponderExcluir
  13. É claro o objetivo de Engels e Marx ao produzir o livro, como dito no texto numa linguagem coloquial eles anceiavam por mudanças trabalhistas, afirmando e mostrando suas idéias do comunismo, pedindo para que a sociedade operaria se unisse na luta das classes.

    Mariana Oliveira Nº 36 / 3º "A"

    ResponderExcluir
  14. O Manifesto Comunista sugere ao proletariado ações para que possam combater a exploração da burguesia sobre eles.
    O Manifesto visa a abolição da propriedade privada e sugere aos operários uma luta para o fim da divisão de classes na sociedade e do caráter opressor do poder político( tido nas mãos dos capitalistas).
    Marx e Engels sugerem uma revolução socialista para que o poder fique nas mãos do proletariado, para assim, ser instaurada uma sociedade comunista.
    A obra é muito interessante, pois entende-se melhor sobre a luta de classes , burguesia e proletariado, capitalismo e comunismo , etc.

    Milena Raquel Almeida de Aguiar. Nº30 3º ano C.

    ResponderExcluir
  15. No Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels difundiram de maneira simples, em formato de “Manifesto”, sua nova concepção de Filosofia e de História. “Por burguesia compreende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social, que empregam o trabalho assalariado. Por proletariado compreende-se a classe dos trabalhadores assalariados modernos que, privados de meios de produção próprios, se vêem obrigados a vender sua força de trabalho para poder existir.”
    Emanuel Araújo Silva Nº 12
    série: 3° ano turma: "C"

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. O Manifesto Comunista foi um marco da literatura política socialista onde Karl Marx, juntamente com Friedrich Engel ,fala aos proletariados sua importância e seu papel político, onde é delineado o papel do burguês e como este chegou ao poder, desde o feudalismo e como surgiu o proletariado, obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviver. Trata-se de uma crítica ferrenha aos que, até o momento, diziam "proteger o trabalhador". São expostos seus interesses e suas falhas e mostram porque não funcionam.

    Eduarda Beatriz Laurindo Pacheco da Silva
    N°10 3°ano "C".

    ResponderExcluir
  18. Bom, o livro Expressa o programa e propositos dos comunistas, espressa um roteiro de ação para que uma revolução do proletariado
    acabasse com a ordem social burguesa e , eventualmete, criasse uma sociedade sem classes
    e sem estado, alem de defender a abolição da propriedade privada.axo q ele foi criado com o intuito de estabelecer conceitos, como mais-valia, fetiche de mercadoria, luta de classes, e levantar as nescessidades e ideais
    dos trabalhadores perante os proletários.

    muito interessante mesmo essa obra.

    Rejane Pereira Lessa
    3º "C" Nº 35

    ResponderExcluir
  19. O Manifesto Comunista faz uma dura crítica ao modo de produção capitalista e na forma como a sociedade se estruturou através desse modo. Busca organizar o proletariado como classe social capaz de reverter sua precária situação e descreve os vários tipos de pensamento comunista, assim como define o objetivo e os princípios do socialismo científico.E acredita assim que possa haver uma renovaçao por parte do proletariado para com o capitalismo!


    Flaviane Maria 3°ANO B N°17 CBC

    ResponderExcluir
  20. De cunho social, O Manifesto na verdade e para o homem, mostra a desigualdade trazida pelo capitalismo, simplificando tenta convencer os operários a se darem valor, mostra que sem seu trabalho nada teria progresso e que eles deveriam lutar por igualdade. Mas apesar de tudo isso esse livro acabou sendo usado pelos chefes de empresas para saber lidar com os operário, mas as ideias de Marx influenciaram várias países, e é um livro que todos podem ler, independente da profissão.

    Bárbara Tenório
    3º ano B/ n°6

    ResponderExcluir
  21. O Manifesto Comunista fala aos proletariados sua importância e seu papel político.Faz uma crítica
    aos que diziam "proteger o trabalhador". Suas falhas e interesses são expostos e mostram porque não funcionam. Um bom livro.


    Mariana Correia
    nº26 / série: 3º B

    ResponderExcluir
  22. O manifesto Comunista, escrito por Marx e Engels, na verdade teve a participação de varios trabalhadores simpatizantes do comunismo. Ela foi de grande importância para a formação de várias gerações de lutadores pelo socialismo. E devido a sua atualidade política, segue sendo fundamental às novas gerações que se incorporam à luta revolucionária.
    Sua importância se deve ao fato de ele ser uma espécie de guia: explica a realidade da luta de classes, mostra as possibilidades de se mudar essa situação e convida os trabalhadores a se unirem para uma revolução socialista. Sua linguagem simples facilita a mobilização dessa classe.
    (Mônica Ferreira nº34 3ºB)

    ResponderExcluir
  23. “Proletários de todo o mundo, UNI-VOS!”. E assim conclui o extenso livro que todos os socialistas pensam conhecer. O prefácio à edição alemã de 1872 já diz que “está antiquado uma vez que a situação política já se reconfigurou”. O prefácio à segunda edição russa em 1882 analisa rapidamente a grande mudança do grande crescimento americano. O Manifesto Comunista faz uma dura crítica ao modo de produção capitalista e na forma como a sociedade se estruturou através desse modo. Busca organizar o proletariado como classe social capaz de reverter sua precária situação e descreve os vários tipos de pensamento comunista, assim como define o objetivo e os princípios do socialismo científico.
    Aluno: Thiago Antonio Amaral Vitoriano Nº 39
    Série: 3º Turma: "C"

    ResponderExcluir
  24. o manifesto comunista mostra uma revolução da classe dos proletários, onde Marx e Engels, socialiatas, critica os capitalista quem fazem parte da burguesia de todo o mundo.Expressa a grsnde luta de classe social.
    (Naira Melissa nº32 3°c cbc)

    ResponderExcluir
  25. O livro fala da briga de classe, proletários/ burguesia, Marx sempre enfatiza em tudo o que ele faz. Ele explica a verdadeira realidade dos trabalhadores que tem várias horas de trabalho.
    (Karla Emanuela n°49 3°c cbc)

    ResponderExcluir
  26. O manifesto comunista foi uma grande obra da sociologia escrita por dois dos maiores filosofos conhecidos hoje Karl Marx e Engels é muito interessante como eles criaram sua teoria socialista e comunista sendo capazes de revolucionar o mundo.
    Vanessa Alves nº41 3A

    ResponderExcluir
  27. O livro é bom, só que como disseram muito dificil de entender. O livro tenta explicar as diferenças entre as classes e as disputas de poder.
    Cliwya Kawanny. Nº12 3"A"

    ResponderExcluir
  28. O livro retrata o confronto entre capitalistas(burguesia) e socialistas(proletários), onde Marx fez de tudo para ajudar o socialismo . Resumindo mostra uma grande luta entre classes .
    Clyffyton Kelwy n°13 3"A"

    ResponderExcluir
  29. O manifesto ( um documento histórico ), é o ponto de convergência de várias tendências políticas e ideológicas, baseava em muitas lutas proletárias e que viria influenciar gerações posteriores do movimento operário e as posteriores lutas de libertação do homem pelos seus direitos.
    ALINE LIMA Nº01 3º"C"

    ResponderExcluir
  30. O Manifesto tem a intensão de alertar a sociedade, mais especificamente a classe proletária, sobre a exploração e a frieza com que a burguesia trata a massa trabalhadora, vendo-a apenas como uma simples peça de trabalho e uma forma de obter lucros, sem ter o mínimo de respeito por essa classe, que é quem sustenta a vida luxuosa que leva a burguesia. O Manifesto invoca os proletários a uma revolução contra a classe opressora e contra a forma de como a sociedade está estruturada.
    Letícia Cavalcante Nº21 3ºC

    ResponderExcluir
  31. as ideias expostas no "manifesto" aprezentam-se muito importantes pois visam uma melhora para a sociedade .
    seria muito interesanta que essas ideias fossem implantadas na nossa sociedade.

    Davi Nº14 3º "A"

    ResponderExcluir
  32. O livro do MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA trás de forma muito clara uma base histórica para retratar as mudanças vividas com relação aos meios de produção abordados no livro. Neste livro os capítulos estão divididos em Burgueses e proletários; Proletários e Comunistas; Literatura Socialista e Comunista; e Posição dos Comunistas Diante dos Diversos Partidos de Oposição, respectivamente, formando uma coerência didática. Por exemplo, o primeiro capítulo, “Burgueses e Proletários”, traz as idéias centrais da obra. Este livro tem como objetivo de mostra que os comunistas pudessem mostrar o que era o comunismo e os erros da sociedade que se formava com o poder da burguesia. Além de dá inicio com a relação burguesia com o proletariado onde ele mostra diversos pontos negativos de burgueses na busca do lucro, a exploração e a escravidão que é determinada pelos burgueses pagando pouco para muito trabalho.

    HERISON CAETANO Nª 15 3º "C"

    ResponderExcluir
  33. Marx em O Manifesto critica severamente o modo de produção capitalista e a influencia que ele exerce na sociedade. Para Marx os proletários devem lutar contra a burguesia, que é a classe opressora é que subordina a classe trabalhadora.

    Pedro Henrique Rodrigues da Silva nº33 3º"C"

    ResponderExcluir
  34. Essa obra é bem abundante principalmente para alunos entenderem sobre um pouco do pensamento de Marx e Engels , sobre os pensamentos humanos e sociais . è também utilizado muito para vários meios de pesquisas ciêntificas !

    David Henrique . 3ª 'A' , N°:15

    ResponderExcluir
  35. Em "O Manifesto do Partido Comunista" Marx e Engels afirmam que o motor da história é a luta de classes e expõe o programa político dos comunistas após a tomada do poder.O texto observa que o poder só pode ser atingido pela derrubada do Estado Burguês e pela união dos proletários de todos os países.
    Marx o gênio.

    Osvaldo Nogueira Nº 37 3"A"

    ResponderExcluir
  36. Nesta obra fantástica, Karl Marx e Friedrich Engels nos mostra que a classe burguesa está sempre explorando o proletariado , é colocado em cena esta classe operária , a classe social com interesses antagônicos aos da burguesia, mas igualmente revolucionária, para criar uma alternativa humanista à barbárie social provocada pela burguesia.

    ISRAEL SILVA LEMOS Nº:24 3º´´A``

    ResponderExcluir
  37. O Manifesto comunista é onde Karl Marx, juntamente com Friedrich Engels, defendem os proletariados e criticam os que diziam proteger o trabalhador, mas so se aproveitavam deles(burgueses, e também fazem uma forte de crítica a os meios de produção da época.

    Ayerton Carvalho de Queiroz filho n°07 3°A

    ResponderExcluir
  38. É sem dúvida uma obra interessante que nos faz entender o que é realmente essa luta de classes e como funciona o proletariado e a burguesia, e a causa de menos trabalho para o trabalhador enquanto a indústria se desenvolve. De alguma forma Marx junto com Engels fizeram a humanidade caminhar.

    Karoliny Ferreira Santos nº 28 3º A

    ResponderExcluir
  39. Atraves do manifeto pode-se perceber a influencia que a burguesia possui diante da sociedade,que sofre devido a desigualdade proporcionada pela diferença de classes impostas em uma sociedade capitalista,onde muitos sofrem com a exclusão.
    Enfim,o manifesto foi uma maneira de encorajar as pessoas a lutarem para acabar com indiferença existente na sociedade capitalista onde nem todos tem direitos.

    Paulo Victor,n*35,3*B

    ResponderExcluir
  40. Bom, um livro realmete excelente onde Karl Marx e Frederich Engels, nos mostras como a burguesia de algum modo dominava os proletariados.Fazendo com que forme-se uma revolução contra a classe Burguesa devido a forma de como a sociedade está Organizada.

    Cidartta Bruna Nº11 3ºano "A"

    ResponderExcluir
  41. No Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels difundiram de maneira simples, em formato de “Manifesto”, sua nova concepção de Filosofia e de História.

    Arlan Carlos Nº: 06
    "3º A"

    ResponderExcluir
  42. A obra “ Manifesto do Partido Comunista” foi publicada pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 1848, é historicamente um dos tratados políticos de maior influência mundial, pelo qual relata um movimento operário que bate de frente com os socialistas, em busca de reivindicações para a conquista da democracia.


    EMANOEL PEDRO SILVA FREITAS.
    "3° C" CBC
    N° 11

    ResponderExcluir
  43. Uma obra interessante, que mostra como o proletariado era dominado pela burguesia,como os revolucionários pensam e as suas motivações para à luta.
    Marx de certa forma conseguiu enxergar claramente os fatos futuros que ocorreriam
    na sociedade, sem dúvida sua teoria tem um espaço indiscutível a ocupar, porém , si a teoria de Marx fosse aplicada na sociedade atual, não teria o mesmo resultado que obteve.

    Luiz Eduardo Albuquerque nº27 3º C

    ResponderExcluir
  44. Foi o livro mais conhecido de Marx e Engls...ele tem principios comunista,e fala sobre o capitalismo e em relação a luta de classes do "burgueses e proletariado" tambem dos "proletariados e comunistas" que causa um impacto na evolução da humanidade.
    layane karoline nº 30 3ºB

    ResponderExcluir
  45. é uma obra clara e evidentica da relação entre burqueses e e a classe proletariado na qual relata a luta dos menos favorecidos em busca de melhorias e democracia
    Erica Gama nº 15 3ºB

    ResponderExcluir