palestra linguagem

palestra linguagem

sábado, 22 de maio de 2010

Resumo crítico de Crepúsculo - Stephenie Meyer

No momento, um dos livros que estou lendo é Crepúsculo. Acho interessante valorizar autoras femininas, já que na nossa história, sobretudo, no Brasil a grande tradição literária está mais voltada e valoriza mais os autores. A narrativa em primeira pessoa denota que, há sim, grande talento na escritora. Sabe-se que narrar desse modo não é tarefa das mais faceis. Já ouvi garotos dizerem que é um livro de "mulherzinha", puro preconceito. primeiramente não existe livros para mulheres ou para homens, aliás, a boa literatura é universal, e muitas vezes clássicos da literatura infantil podem ser igualmente apreciados por crianças e adultos. Um debate que se trava do meio escolar, acadêmico e intelectual é a respeito da relação entre qualidade e quantidade de livros vendidos. Emmanuel Kant (Crítica do Juízo) aponta que nem sempre um best-seller significa que esta obra tenha realmente um valor universal e artístico diferenciado. No entanto, isso não é uma regra.
A autora do livro Crepúsculo é formada em Literatura inglesa e é bastante criativa. .A personagem Isabella Swan é tipicamente DDA (Deficit de Disturbio de Atenção), é distraída, esquecida e superfocada em um objeto. Ela é tímida e introspectiva, e nisso guarda características de uma heroína romântica.

13 comentários:

  1. ja li é mt bom mas é meio q copia de romeu e julieta na questão do amor impossivel ^^

    ResponderExcluir
  2. Realmente este sem dúvida é o melhor livro que já li.A autora é muito criativa.

    ResponderExcluir
  3. É mesmo professor temos que valorizar também as autoras e não só os autores!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente Profº, Crepúsculo nos mostra que os autores hj em dia, podem ir muito além de sua imaginação. Pois quem diria que uma bela moça iria se apaixonar por um vampiro, e eles vivem um romance sem que ele sinta o desejo de "beber" o sangue dela?! Isso é algo que nos surpreende, e faz com que nos interessamos a ler o livro !! É um livro sensacional, adorei ler a história!

    Aluna.: Maria Carolina de França Silva Nº:35
    Série: 1º "D" Colégio: CBC

    ResponderExcluir
  5. A saga Crepúsculo se tornou uma grande febre mundial depois que o filme foi lançado. Todos, os jovens principalmente entrou na onda de ver o filme, ler o livro etc.. saber TUDO sobre está saga. Isso foi muito bom, para os jovens.
    Eu mesma adoro muito essa história, e gosto de saber tudo sobre ela, foi uma boa iniciativa do professor Henrique colocar esse livro pra gente ler e saber tudo sobre. Eu gostei muito. É uma história muito boa. E como o professor falou temos que valorizar as autoras também e não só os autores. Esse livro é ótimo e eu recomendo! :)

    Aluna: Jaciara Tamara Macêdo Lima.
    Série: 1º Turma: "D" Nº: 21
    Colégio: CBC

    ResponderExcluir
  6. A história é muito interessante, pois, a autora envolve muito bem a realidade com a ficção.A personagem Bella é um tipo de pessoa digamos que nada normal.Apesar de sair totalmente da realidade o amor entre Isabella Swan e Edward Cullen supera o real e o irreal.Edward Cullen ao contrário de Bella tem medo de não conseguir protegê-la e com isso o torna muito romântico e super protetor.
    Na minha opinião Stephenie Meyer é uma das melhores autoras que eu conheço;pois ela sabe muito bem cativar o publico geral.Adorei todos os livros da série.
    Aluna:Elinay Mayara 1ano"C" N-16

    ResponderExcluir
  7. O livro tem um contexto bastante interesante,é uma mistura de real com o irreal Bella Swan fica perdidamente apaixonada por Edward Cullen.Uma mistura de vampiros e humanos que apesar de anormal se torna muito bonita e real graças ao amor que eles sentem. A autora é muito criativa e sabe agradar o publico.

    Aluno:Mikael Schumacher 1°ano "C" N°39

    ResponderExcluir
  8. pedro henrique n°40 1°ano "D"

    A saga crepúsculo conta uma história atual ocorrida na Inglaterra no século XXI, essa história também ficou muito conhecida atravéz do filme por ter se tornado uma febre mundial assistida em quase todo mundo. A autora sthefany Meyer conta outras histórias muito interesantes como "Lua Nova,Eclipse e Amanhecer". O resumo geral do livro é: uma humana se apaixona por um vampiro muito misterioso e eles tentam viver um amor real e normal.

    ResponderExcluir
  9. Bom, para começar irei fazer uma breve recordação do livro. O livro retrata a histótia de Bella Swan, uma adolescente que é muito solitária e triste, no decorrer da história ela se apaixona por Edward (um vampiro), os dois passam a conviver diariamente. Para acabar Edward vive mostrando o seu amor por Bella, salvando-a quando preciso.

    O livro é um romance de Stephenie Meyer, escrito em primeira pessoa (EU), baseado no ponto de vista de Bella, o que torna o livro bem sentimental e mais romântico. Esse é o meu ponto de vista.
    OBRIGADA
    COLÉGIO CBC
    ALUNO: EMANUEL WILLAMIS -Nº 17
    1º ANO 'C'

    ResponderExcluir
  10. A Saga Crepusculo é febre entre os jovens por conter coisas que acontecem normalmente na vida dos jovens só que de um geito bem mais intrigante por ter vampiros.A Bella se apaixonar justamente por um vampiro(Edward Cullen)que tem extrema vontade de beber o sangue dela todo instante, o que torna a história muito intereçante por conter um amor proibido.

    ALUNO: CARLOS HENRIQUE Nº:07
    1º ANO "D"

    ResponderExcluir
  11. A saga crepusculo é a febre que está contagiando o mundo a cada dia que passa, pois é uma historia de ficção misturada com romance.Contudo a historia passa a ser interessante no momento em que uma humana se apaixona por um vampiro, tornando se um amor proibido.

    Aluna: Juliana Ferreira N°:27
    1°ANO "D"

    ResponderExcluir
  12. Apesar de sair totalmente da realidade o amor entre Isabella Swan e Edward Cullen supera o real e o irreal.E a historia passa a ser interessante no momento em que uma humana se apaixona por um vampiro, tornando se um amor proibido.

    Aluna: Aryane Rafaela N°:03
    1° ANO "D"

    ResponderExcluir
  13. Eu confesso que fui lé o livro sem esperar muita coisa e acabei gostando. Posso dizer que a historia de Edward e Bella conquistou a todos. Acho engraçado que o conservadorismo do filme/livro seja uma das razões para o seu sucesso, afinal a gente vive num mundo em que nós jovens, muitas vezes, vai de encontro a isto.

    Aluno:Sebastião N°44
    1°ANO "C"

    ResponderExcluir